Ultra-Som

Terapia por Ultrassonoforse

Ultrassonoforese ou fonoforese: introdução de agentes no organismo por meio de energia ultrassônica. É um suplemento racional para o método clássico de introduzir substâncias na pele mediante massagem. Os possíveis inconvenientes da massagem estão na dificuldade de aplicar substâncias em tecidos hipersensíveis e que estas substâncias ativas não penetrem em profundidade.

Tem-se demonstrado que essas substâncias ativas também podem introduzir-se no corpo através da pele intacta por meio da energia ultrassônica. O US aumenta a permeabilidade de diversas membranas, sendo possível assim a penetração mais profunda de substâncias no corpo.

Ao concluir o tratamento não é necessário eliminar-se o meio de contato com os agentes, sendo que podem ser cobertos com uma bandagem

PRINCIPAIS MEDICAMENTOS FONOFORÉTICOS

Os agentes ativos usados na ultrassonoforese podem classificar-se de acordo com o seu efeito. Os mais conhecidos e usados com mais freqüência são:

Medicamentos com efeito sobre a circulação: substâncias como a histamina são vasodilatadores potentes e são usados para os transtornos circulatórios periféricos, processos reumáticos e inflamações assépticas.

Medicamentos que favorecem a cicatrização de feridas: empregam-se substâncias com ação fibrinolítica que estimulam a absorção.

Medicamentos com ação anti-inflamatória: a maioria contém corticosteróides ou não esteroidais são usados em inflamações (assépticas) como (peri) tendinopatias, bursites e outros processos de tecidos moles (reumatismo de tecidos moles).

 

Introdução
Bases Físicas
Comportamento do Feixe do Ultra Som
US x Tecido
Aplicação
Período de Aplicação
Procedimento de Aplicação
Início e Frequência de Tratamento
Dosimetria
Efeitos no Tecido Biológico
Mecanismo de Analgesia
Ultra-som no Reparo Ósseo
Ultra-som no Reparo Tendíneo
Lesões Musculares
Mecanismo de Estímulo à Circulação Sanguínea
Terapia por Ultrassonoforse
Contra - Indicações
Referências Bibliográficas