Frio X Metabolismo

Efeito da Temperatura Corporal sobre o Metabolismo

Na maioria dos casos em que se emprega a hipotermia, o principal objetivo é reduzir a atividade metabólica, de modo que um órgão que tenha sofrido lesão grave ou não receba irrigação suficiente, tenha melhores possibilidades de sobrevida. Isso é verdadeiro porque, quando a temperatura corporal é mantida em nível subnormal , os órgãos precisam de menos sangue. Hipotermia é empregada clinicamente para proteger tecidos e órgãos da isquemia durante uma diminuição ou interrupção da circulação. Delorme explicou como o resfriamento controlado dos tecidos pode reduzir a atividade respiratória das células, sem deprimir a função de tecidos essenciais para níveis incompatíveis com a vida. Afirmou que o resfriamento leva um organismo superior ao nível dos organismos inferiores, mais resistentes, e com isso possibilita que ele tolere a isquemia a qual, de outra forma poderia ser letal.

A hipotermia reduz a necessidade de energia celular , diminuindo, assim, a necessidade de oxigênio do tecido. Quanto mais profundo for o resfriamento de um organismo, mais profunda será a depressão do metabolismo.

O consumo de oxigênio em músculos dos membros traseiros de ratos perfundidos a 15ºC foi um terço do valor a 35ºC. O consumo de oxigênio em 21 antebraços de seres humanos imersos em banhos de água a 45ºC, 32ºC e 17 ºC diminuiu em media 2,5 vezes a cada 10 ºC de redução de temperatura.

Blalock ap Rodrigues (1995) induziu lesão letal no tecido brando da perna traseira de 50 cães. Após, estabeleceu os protocolos tratando 50% com o calor e 50% com a crioterapia e mediu o tempo de sobrevida desses animais (crioterapia após o trauma). O calor levou a um aumento de aproximadamente 8ºC na perna lesada e a crioterapia levou a uma redução de aproximadamente 2,9ºC. O resultado desse experimentou foi que os animais tratados com o frio viveram duas vezes mais que os animais tratados com o calor, respectivamente 11:24 min. e 5:49 min.

Outro trabalho foi feito agora para verificar o uso da crioterapia durante o trauma, Ducan e Blalok ap Rodrigues (1995) colocaram animais em uma prensa mecânica por 5 horas e aplicaram a crioterapia durante este período. Concluíram, que se a crioterapia fosse aplicada durante o trauma, ocorreria uma influência protetiva definitiva. Porém, se a crioterapia fosse aplicado 5 horas após o trauma, não ocorreria beneficio algum, pois a anóxia já teria exercido os seus efeitos nocivos aos tecidos.

Crioterapia: Teoria e Prática Baseada em Evidências

Crioterapia x TENS

Introdução l Calor X Frio l Efeitos fisiológicos

Frio X Inflamação l Frio X Propriocepção